.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

ALINE BARR CONQUISTANDO O BRASIL.

OLÁ, ZIGUEIROS!!

(Arte: Portal Zig | Foto: @OBrabodasFotos )

A intérprete e compositora Aline Barr começou a sua carreira aos quinze anos, quando passou a se apresentar profissionalmente nos bares e casas de shows de Salvador, Bahia, sua terra natal. Mas a paixão pela música aconteceu aos cinco anos de idade quando ganhou o seu primeiro instrumento, um violão.


O gosto musical de Aline teve a influência dos seus pais: “Desde criança ouvia em casa Bethânia, Gal, Moraes, Caetano, Gil, Roberto Carlos, Tim Maia, Marisa Monte, Gonzaguinha... mestres da MPB.” revela.


Aline vem se destacando no cenário musical brasileiro através do seu trabalho. Em 2020, foi convidada pelo Dj Zé Pedro, diretor da gravadora Jóia Moderna para gravar um disco em homenagem a Gilberto Gil e Moraes Moreira. Zé Pedro se encantou por sua voz em uma live e a convidou para essa parceria, lançando em janeiro de 2021 o álbum GILMOREIRA. “Não sei se me explico bem mas o que me chamou atenção no registro vocal de Aline Barr, foi o ar que ela emite entre as palavras, o canto sussurrado e essencial que vem de João Gilberto e se torna feminino”, descreve o DJ Zé Pedro. 


Como uma das sete finalistas do 17 Festival de Música da Educadora FM em 2019, com a música “Descabelada”, Aline aponta para uma carreira solo promissora. No início de 2020, o clipe da música citada, dirigido por Daniel Talento, foi selecionado para concorrer ao LAMV – Los Angeles International Music Video Festival, nos EUA.


Aline tem uma produção intensa como compositora. Além do sucesso com a música “Descabelada”, é também uma das compositoras da música “Foto 3x4”, gravada em 2019 pela cantora Margareth Menezes, integrando o repertório do álbum “Autêntica”, indicado ao Latin Grammy 2020 como o Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.


Aline Barr já trabalhou com renomados artistas da cena musical, tais como Carlinhos Brown, Sergio Mendes, entre outros. Em sua trajetória dividiu o palco com Nando Reis, Ana Carolina, Jorge Vercillo, Vanessa da Mata e Tiago Iorc. Também compõe em parceria com Peu Meurray e Fábio Alcântara, integrando o coletivo “Gente boa se atrai”.


Em 2018, foi convidada para participar do projeto DIJA, um musical em homenagem a Djavan, com direção musical e artística de Jonga Cunha. Em julho do mesmo ano, lançou seu segundo single, com o clipe da música “Descabelada”, com direção assinada por Daniel Talento da Tia Maria Filmes do Rio de Janeiro, Paulinho Rocha na produção e participação de Ênio Rocha.


Com alta produtividade, a artista aproveitou o seu tempo de quarentena em 2020 para compor e pensar ações que dialogam com o seu público. Assim, nasceu o projeto SHOWS TEMÁTICOS ONLINE. O projeto apresentou no mesmo ano três shows online com temas diversos, dirigido pela atriz Cristina Leifer, com o objetivo de trazer à pauta de discussão os assuntos abordados. Os shows apresentados foram: “Eu vejo você, poeta!” uma homenagem aos compositores e poetas baianos; “Eu me safo” com canções totalmente autorais, Aline fala do amor homoafetivo entre mulheres; e “As voltas que a mente dá” com canções autorais feitas durante a pandemia e composições de Gilberto Gil, Torquato Neto, entre outros.


No ano de 2019, Aline atuou como cantora, musicista e compositora no espetáculo teatral “Ensaios sobre o fim – A peça”, com direção de Cristina Leifer. Além de fazer a trilha sonora, participou cantando e tocando numa guitarra elétrica a Sarabande da Suíte №5 para Violoncelo Solo de Bach. Também tocou com êxito o sagrado instrumento africano N’goni cantando no dialeto de Burkina Faso, o Dyula, resultado da sua participação no Festival Internacional de Patrimônios Imateriais, em Burkina Faso, África, em fevereiro de 2019.


Serviços:
Instagram - Aline Barr
Contato: (61) 98165-5960

E-mail: contato@alinebarr.com

Assistam: YouTube
Escutem: Spotify-Nossa-AlineBarr
Deezer-Nossa-AlineBarr
Site: www.alinebarr.com

(Texto e foto extraídos do site AlineBarr.com)


0 comentários:

Postar um comentário